O objetivo do grupo BEMTEVI é estudar e promover a conservação de aves e outros vertebrados em Pirenópolis.
O grupo é formado por ornitólogos amadores, a maioria atuante como guias de ecoturismo,
mas está aberto a todos os amantes da natureza.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

5º Encontro - Pousada Arvoredo

10/09/2010 (17:00-19:00)

PARTICIPANTES: Rogério, Vando, Luiz, Guilherme, João e Fábio


O grupo foi visitar esta área com o propósito de avistar o casal de mutum-de-penacho (Crax fasciolata) residente no capão de mata junto a pousada. De acordo com Fabão (proprietário do local) o casal reside naquela área há anos, onde tem se reproduzido com sucesso. No final da tarde caminhamos da casa do Fabão até o final da trilha que leva à área de descanso dentro do capão de mata. Naquele ponto ouvimos muitas cigarras e um macaco quebrando jequitibá ou jatobá. Entramos na mata, onde pudemos observar altas árvores, incluíndo um enorme jequitibá-rosa no qual havia um macaco-prego batendo fruto contra o galho a fim de comer suas sementes. Por falta de trilha demarcada o grupo acabou se perdendo um pouco dentro da mata e resolveu voltar. No retorno, na boca da noite, na saída da mata, finalmente avistamos um mutum no alto das árvores, provavelmente se empoleirando para dormir. De acordo com o texto no site Wikiaves, esta ave sempre procura o mesmo poleiro para dormir.

No final do passeio, Fabão gentilmente preparou para o grupo sua vitamina especial de jatobá, a qual fez o maior sucesso. 

Fato bastante curioso ocorreu no dia seguinte, quando um enorme mutum macho apareceu no quintal da minha vizinha, na rua do Bonfim. Naquele endereço, Evandro, Luiz e eu temos observado e registrado aves há 15 anos e nunca um mutum havia sido avistado por lá. Quando Fabão soube da conhecidência, ele comentou que o mutum foi retribuir a visita. Por detrás do muro, consegui tirar boas fotos do bicho que ficou siscando junto das galinhas de Dona Isaura, a vizinha. O mutum apareceu por mais alguns dias para se alimentar de manga e jambo vermelho.

Tempos depois, em outubro, Fabão comentou que o casal de mutum estava com um novo "frangote" andando pelo terreiro da Pousada Arvoredo. Um verdadeiro prêmio da natureza para o trabalho de conservação e restauração ambiental conduzido por Fabão naquela área.

Mutum se alimentando de jambo-vermelho (Syzygium malaccense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário